sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Contrastes nas terras de Mandela - A democracia é feita para os mais fortes.

O edificio grande esférico, The Dome, é um dos maiores centros comerciais no mundo, situado no bairro North Gate em Joanesburgo, próximo dos estudios da JazzWorks, aonde se encontram DH e Madcontrario.

Tendo vivido 10 anos nas terras de Mandela. Sixckim teve a oportunidade de constatar o contraste social na África do Sul. Apesar de ser um país rico, exite um capital humano, grande, carente de formação superior. Muitos médicos e engenheiros imigraram para os EUA, Canada, Autralia e Inglaterra. A gestão da energia nuclear entrou em crise. A classe media tem grandes difficuldades em conciliar empreedimentos atraentes, lucrativos e estáveis.
Os ricos triplicaram o seu rendimento depois do fim da éra do apartheid. Desde 1970 até o ano 2005 população triplicou. Apesar de tudo, na África do Sul, a camada jovem do ensino superior tem um nível intelectual muito elevado e 67% dos estudantes universitarios é composto por mulheres.
The IceRink, para quem gosta de patinar.
A liberdade de expressão é notável. Infelizmente a xenofobia continua sendo um elemento crítico e alarmante. Ainda existem locais em que se vendem partes do corpo humano, como cabeças e genitais.
Casas de um bairro pobre em Joanesburgo, até ao horizonte...

Vendedora de Rua em Joanesburgo
Estatísticas revelaram que 5 mulheres são estupradas a cada hora na África do Sul.
Ainda existem locais em que se vendem partes do corpo humano, como cabeças e genitais. O estupro de mulheres é alarmante. A construção e manutenção de cadeias é um negócio lucrativo. A economia, assim como na Europa e nos EUA, é basicamente controlada pela élite.

Municpio Sandton City em Johannesburgo, o bairro mais caro da Africa do Sul.

Bairro do Soweto em Joanesburgo
Taxista fumando. Normalmente os taxistas andam armados e com xicotes no Toyota Hiace.
Por vezes rebentam tiroteios entre taxistas e morrem clientes. O cliente que se comporta mal apanha xicotes, mesmo que for mulher. Sixckim presenciou incidentes deste tipo.
Em media, morrem 12 000 pessoas por ano, em acidentes de viação. A causa : abuso da chupeta, vulgo, birra.
Nelson Mandela Square, ou praça Nelson Mandela em Sandton


Centro comercial em Sandton, Joanesburgo.

Sem comentários:

Enviar um comentário